CRM SP 154803 / RQE 78070
NUTRÓLOGA
Dra. Beatriz O. Silva
Pré e pós operatório de cirurgia bariátrica
É muito comum a presença de deficiências nutricionais antes mesmo da cirurgia bariátrica. Elas ocorrem devido a uma alimentação mais gordurosa do paciente obeso e com menor ingestão de vitaminas e minerais.
Após a cirurgia bariátrica, indicada para obesos graves, é necessária uma boa adesão às suplementações vitamínicas e medicamentosas recomendadas, que variam de acordo com a ingestão alimentar e tipo de cirurgia.
Se as deficiências nutricionais presentes antes da cirurgia não forem corrigidas, tendem a ser mais graves no pós-operatório, aumentando a ocorrência de:
-anemias;
-mau funcionamento dos nervos;
-queda de cabelo;
-má cicatrização de feridas;
-baixa imunidade;
-osteoporose;
-fadiga
Dessa forma, é necessário o acompanhamento nutrológico frequente para prevenir, diagnosticar e tratar as deficiências nutricionais, muito comuns em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.
Em que ajudo você
Obesidade, sobrepeso, antes e depois da cirurgia bariátrica, desnutrição, colesterol alterado, transtornos alimentares e mais. Veja mais abaixo
Exame de bioimpedância
Aqui mesmo no consultório realizo esse exame que avalia a composição corporal e quantifica os diferentes componentes do peso corporal. Saiba mais
Você pode ser atendido por telemedicina, via videochamada de onde você estiver.
Mais comodidade
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.
No Brasil, existem mais de 20 milhões de obesos.
Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura. Por isso, o sedentarismo é o segundo fator importante que contribui para a obesidade.
Além disso, existem as causas genéticas, alterações hormonais que influenciam no metabolismo, facilitando o acúmulo de gorduras e dificultado o emagrecimento.
Também existe uma influência dos fatores psicológicos, quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão alimentar.
Pensando na saúde em primeiro lugar, a redução do excesso de peso irá prevenir vários outros problemas, como por exemplo:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Alterações do colesterol e triglicérides;
- Dores na coluna e nas articulações;
- Vários tipos de câncer, como: cérebro, tireóide, esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, intestino, mama, ovário, útero, rins, fígado, próstata, bexiga
- Perda da função dos rins, podendo levar à hemodiálise;
- Baixa imunidade, ficando mais suscetível a infecções;
- Depressão;
- Infertilidade;
- Demência;
- Apnéia do sono;
-Acúmulo de gordura no fígado;
-Infarto do miocárdio;
- Acidente vascular cereberal (“derrame”)
A melhor forma de tratar a obesidade é adotar mudanças no estilo de vida, com uma dieta menos calórica aliada a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional.
Também pode ser feito o uso de medicamentos, se for necessário.
Para os casos mais graves, pode ser recomendada também a cirurgia bariátrica.Em todos os casos, o acompanhamento médico regular é fundamental.Cuide bem da sua saúde!
O que faz um médico nutrólogo
Nutrologia é uma especialidade médica que realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, identificando possíveis erros na alimentação, como falta ou excesso de nutrientes.
A partir de uma análise dos nutrientes no organismo – por meio de exames laboratoriais específicos –, o nutrólogo avalia as necessidades nutricionais do paciente.
Condições clínicas abordadas pela nutrologia:
Sobrepeso/Obesidade
Pré-operatório e pós-operatório de cirurgia bariátrica
Câncer
Alterações do colesterol e/ou triglicerídeos
Ácido úrico elevado
Baixo peso
Desnutrição (por várias causas, como: diarréia, câncer, após cirurgias, depressão, outras doenças)
Diarréia crônica
Transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, compulsão alimentar
Síndrome metabólica
Intolerância à lactose ou glúten
Deficiência de vitaminas
Anemias
Síndrome do intestino irritável
Constipação intestinal
Má absorção intestinal
Desnutrição
[Retirar conteúdo do vídeo a receber] Nutrologia é uma área da saúde que realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, identificando possíveis erros na alimentação, como falta ou excesso de nutrientes.
A partir de uma análise dos nutrientes do organismo – por meio de exames laboratoriais específicos –, o nutrólogo avalia as necessidades nutricionais do paciente. Veja o vídeo:
#1
Juntos, traçaremos metas a serem alcançadas,
Será analisado o perfil comportamental, dificuldades, hábitos alimentares, estilo de vida, investigação de possíveis transtornos alimentares, solicitação de exames para investigação de alterações metabólicas, deficiências ou excessos nutricionais, etc.
#2
Tratamento nutrológico individualizado com foco na saúde e melhor qualidade de vida.
#3
Será feita a avaliação de exames, tratamento medicamentoso (se necessário), análise da composição corporal com bioimpedância, análise de conquistas, fornecidas estratégias para dificuldades na adaptação ao tratamento proposto.
#4
Como cuido de você?
Quer se alimentar com qualidade e prazer?
Deseja ser atendido de onde estiver?
Alguns casos, principalmente retornos e avaliações de exames, podem ser feitos por videoconferência, mantendo toda a qualidade dos protocolos de atendimento.
Se você não deseja deslocar-se até a clínica ou tem pouco tempo disponível para isso, a teleconsulta pode ser uma excelente alternativa.
Saiba mais sobre como a Nutrologia ajuda você
Veja o vídeo
Dra. Beatriz O. Silva
Médica, graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).
Realizou sua Residência em Clínica Médica junto aos Hospitais Escola "Padre Albino" e "Emílio Carlos" em Catanduva – SP e também Residência médica em Nutrologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).
Atua como Médica colaboradora na Divisão de Nutrologia no Ambulatório de Desnutrição do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e nas áreas de Obesidade, Desnutrição, Dislipidemias, Acompanhamento Clínico no Pré e no Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica e Acompanhamento Clínico dos Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia).
Obteve título de especialista pelo MEC e tem prática baseada nos princípios de medicina humanizada a fim de garantir o melhor tratamento ao paciente.
CRM SP154803 / RQE 78070
Exame de Bioimpedância
Por que devo tratar meu sobrepeso?
Principais dúvidas
Pensando na SAÚDE em primeiro lugar, você estará prevenindo uma série de problemas, como:, hipertensão, diabetes, alterações do colesterol, dores lombares e articulares, câncer, insuficiência renal, baixa imunidade, ficando mais suscetível a infecções, depressão, infertilidade, demência, problemas cardíacos, respiratórios e muitos outros...
Em segundo lugar, vem a estética que reflete diretamente na autoestima! A melhora da autoestima gera maior autoconfiança, refletindo de forma positiva nos relacionamentos pessoais, profissionais e emocionalmente, de maneira geral.
O mais importante é ter em mente que não existe uma fórmula mágica para perda de peso, se você não estiver disposto a mudar suas escolhas.
Fiz cirurgia bariátrica, e agora?
É muito comum a presença de deficiências nutricionais antes mesmo da cirurgia bariátrica. Elas ocorrem devido a uma alimentação mais gordurosa e com menos ingestão de vitaminas e minerais pelo paciente obeso.
Após a cirurgia bariátrica, indicada para obesos graves, é necessária uma boa adesão às suplementações vitamínicas e medicamentosas recomendadas, que variam de acordo com a ingestão alimentar e tipo de cirurgia.
Se as deficiências nutricionais presentes antes da cirurgia não forem corrigidas, tendem a ser mais graves no pós-operatório, aumentando a ocorrência de anemias, mau funcionamento dos nervos, queda de cabelo, má cicatrização de feridas, baixa imunidade, osteoporose e fadiga.
Dessa forma, é necessário o acompanhamento nutrológico frequente para prevenir, diagnosticar e tratar as deficiências nutricionais, muito comuns em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.
Quando ser avaliado pelo nutrólogo depois da cirurgia bariátrica?
Nos primeiros 6 meses após a cirurgia bariátrica, o ideal é que o paciente seja avaliado pelo nutrólogo com 1,2,3 e 6 meses para introdução de vitaminas, minerais, orientações alimentares, esclarecimento de dúvidas, identificação de intolerâncias alimentares, acompanhamento da perda de peso, etc.
✔️ Após 6 meses, se o paciente estiver bem e com os exames laboratoriais normais, a nova avaliação é com 9 meses e depois com 12 e 18 meses.
✔️ Após esse período, o ideal é que o paciente seja avaliado pelo menos 1x ao ano para avaliação dos exames laboratoriais, diagnosticando e tratando eventuais deficiências de vitaminas e micronutrientes.
✔️ Importante lembrar que o paciente bariátrico tem maior chance de apresentar deficiências de nutrientes, que podem causar anemia, dificuldade para enxergar, alterações de memória, queda de cabelo e unhas, etc.
✔️ Por isso, é importante que seja avaliado periodicamente pelo médico nutrólogo de modo a evitar ou tratar essas deficiências.
Atendo você na Clínica Kenaz
Atendo você na Clínica Kenaz, em Ribeirão Preto , feita para integrar o conceito de beleza, saúde e bem-estar, com extrema qualidade e excelência, visando fornecer ao paciente todos os passos para sua recuperação biopsicossocial em um único lugar.
Av. Costábile Romano, 2825 - Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP
Agende sua consulta
Atendente disponível agora no WhatsApp
Se preferir agendar online, marque aqui
Dra. Beatriz O. Silva
NUTRÓLOGA